segunda-feira, 30 de novembro de 2009
'The Wall' de Pink Floyd completa 30 anos
O Dia
Um dos maiores álbuns do Pink Floyd está completando 30 anos nesta segunda-feira. The Wall, lançado em 1979, foi aclamado por críticos e fãs e serviu de inspiração para muitos músicos do rock contemporâneo.
Um concerto de animais, em 1977, serviu de inspiração para Roger Waters criar o álbum. No Canadá, Waters estava sendo importunado por um fã e chegou a cuspir na cara dele. Indignado com o que tinha feito, teve a ideia de construir um muro entre ele e o público, o que gerou no futuro o tão elogiado disco.
O álbum é o 3º álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos e chegou ao topo da Billboard em 1980. Devido ao sucesso, The Wall foi reeditado em CD em 1994 no Reino Unido e em 1997 no resto do mundo. Quando completou 20 anos, o álbum ganhou mais uma reedição.
Os leitores da revista Q Magazine elegeram The Wall como o 65º melhor álbum de todos os tempos, em 1998, e em uma enquete em 2003, leitores da Rolling Stone o escolheram como o 87º.
O álbum retrata em ficção a vida de um anti-herói (Pink) que é espancado pela sociedade desde os primeiros dias de sua vida. Ele foi sufocado pela mãe, oprimido na escola, e por isso construiu um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade, e se refugiava em um mundo de fantasia.
O álbum ainda produziu em todo o mundo uma série de singles de sucesso, como The Happiest Days of Our Lives, Another Brick In The Wall (Parte II), Mother, Empty Spaces, Young Lust e Comfortably Numb.
Depois de tanta repercussão, foi feita uma versão em filme de The Wall em 1982, produzido por Alan Parker pela MGM, que levou o nome Pink Floyd: The Wall.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário