segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Casal gay soro positivo, marca seu casamento para Dia contra a Aids


Efe, em Buenos Aires

Os argentinos Alex Freyre e José María di Bello realizarão o primeiro casamento gay na América Latina em 1º de dezembro, Dia Mundial contra a Aids.

O casal deu entrada no processo de casamento nesta segunda-feira em um cartório de Buenos Aires. Eles ressaltaram a importância de um dia como este, que coincide ainda com o debate a ser realizado no Congresso argentino sobre o assunto. "Não podemos acreditar, estamos muito felizes porque hoje concretizamos tanto nosso sonho como o de muitas outras pessoas", comentou Di Bello.

A juíza Gabriela Seijas declarou recentemente "inconstitucional" o impedimento para que duas pessoas do mesmo sexo possam se casar, em resposta a um processo apresentado em abril por Freyre e Di Bello, respectivamente de 39 e 41 anos.

Com o apoio de organizações de defesa dos direitos dos homossexuais, eles pediram aos deputados que usem este "avanço social" para aprovar uma lei que reconhecerá a igualdade jurídica ao grupo.

O casal, que tem HIV, escolheu o Dia Mundial contra a Aids para o casamento para "passar a mensagem de não discriminação e estimular aqueles com a doença para que reconheçam seus direitos como cidadãos", segundo Freyre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário