quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reality show na Índia põe ricos morando em favelas


Reuters, em Mumbai

Trocando seus Blackberries por esfregões de limpeza e suas mansões por barracos, um grupo de jovens está deixando os indianos vidrados na TV, refletindo a luta do país contra a enorme desigualdade social.

Sunnny Sara, 28, dono de uma casa noturna em Mumbai, foi um dos destaques de um novo e popular reality show de TV chamado "The Big Switch" (a grande troca), em que participantes ricos passaram um mês morando numa favela para ajudar a comunidade local.

"Não havia água corrente, ar condicionado, nenhuma das amenidades as quais eu estava acostumado. Eu senti falta do meu Blackeberry e das minhas motos", disse Sara. "Foi uma experiência que mudou minha vida."

Mais de um terço dos 1 bilhão de indianos sobrevivem com menos de um dólar por dia, segundo um relatório de 2007 da ONU, enquanto o número de milionários subiu quase 23% no mesmo ano, o ritmo mais acelerado do mundo.

No programa, dez participantes ricos formam dupla com dez favelados, para desempenharem tarefas como engraxar sapatos em estações ferroviárias ou vender coisas nos semáforos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário