domingo, 21 de março de 2010

Lindsay Lohan pode ser proibida de entrar na Índia


Folha Online

A atriz Lindsay Lohan pode enfrentar dificuldades para entrar na Índia após ter visitado o país em dezembro para gravar um documentário e afirmado que "salvou" 40 crianças que trabalhavam ilegalmente.

A informação é do jornal britânico "Telegraph".

De acordo com a publicação, Lindsay entrou no país com visto de turista, mas acabou trabalhando nas gravações de um documentário produzido pela BBC que denunciava o trabalho infantil e o tráfico de mulheres.

Agora, as autoridades locais irão analisar a situação da atriz e definir se ela correrá o risco de ser banida em uma próxima visita.

Em várias declarações em seu perfil no Twitter, Lindsay afirmou que a experiência havia mudado sua vida.

"40 crianças salvas até agora... com apenas um dia de trabalho... esse é o significado da vida.. fazer isso é mostrar que vale a pena viver", escreveu a atriz, que também comparou seu trabalho humanitário com a vida das celebridades.

"Focar em celebridades e mentiras é desperdício quando podemos salvar a vida de crianças. Espero que todos possam enxergar isso", disse.

Mas, de acordo com ativistas que participaram do projeto na Índia, Lindsay chegou ao país apenas quando as expedições já haviam acabado e as crianças já tinham sido salvas.

Alguns dos integrantes da expedição criticaram os comentários da atriz, acusando-a de banalizar o tráfico de crianças.

"Crepúsculo" torna-se disciplina universitária nos EUA


Stephenie Meyer e "Crepúsculo" serão tema de disciplina nos EUA

da Livraria da Folha

Depois de Cambrigde acrescentar "Harry Potter" e "Crepúsculo" em sua grade curricular para o curso de educação, outra universidade dedicará um disciplina exclusivamente à saga criada por Stephenie Meyer.

Segundo o site do jornal "Examiner", a matéria foi aprovada na Califórnia, na San Marcos Women's Studies. Dra. Natalie Wilson, que está escrevendo uma análise do impacto da quadrilogia na cultura popular, lecionará a matéria e divulgou em seu blog a aprovação.

A ideia da professora é abordar os livros, as teorias derivadas dos volumes, os filmes e paródias, a comunidade social e os fãs da internet. Quem cursar a disciplina poderá desenvolver críticas e materiais.

Através do blog da professora --que postará suas aulas--, a comunidade de fãs também poderá participar da matéria. Os próprios alunos serão estimulados a entrar em contato com os fãs e aprender mais sobre os sites dedicados à série.

Chamado "Crepúsculo: os textos e os fãs", o curso é defendido por Wilson por conta do que o fenômeno popular pode revelar sobre nossa época --raças, classe, gênero, sexualidade, filosofia, literatura etc.

A professora é aficionada pela saga e se considera uma admiradora crítica, que acredita que a série possuiu mensagens positivas e culturamente subversivas.