domingo, 13 de fevereiro de 2011

PEIXINHO É! Aos 19 anos, filho de Eike Batista lança sua primeira empresa

Fonte: FELIPE CARUSO - Folha.com

Se os empresários não entenderam a presença daquele menino de nove anos à mesa de negociações sobre a venda de minas de ouro no Chile, tampouco o garoto sabia o que fazia ali.

O único que via propósito na situação era o pai da criança: o empresário mais rico do Brasil, Eike Batista, à época mais conhecido como o marido de Luma de Oliveira, a eterna musa do Carnaval carioca e mãe do menino.

O objetivo era preparar o primogênito, Thor, para o mundo empresarial.

Foto by: Luciana Whitaker/Folhapress

Naquele mesmo ano o garoto montou seu primeiro empreendimento: pela bagatela de R$ 1, os colegas de colégio não precisavam se molhar, em dias de chuva, no caminho entre a sala e a cantina. Esse era o preço da carona no guarda-chuva do "pequeno empresário".

"Ali ele sentiu o gostinho de bolar um bom negócio, sem passar ninguém para trás. Empreender está no DNA dele", diz Luma.

Foram dez anos de reuniões ao lado do pai, com presidentes de empresas, xeques árabes e uma infinidade de altos executivos. Agora, aos 19, Thor Batista lança sua primeira empreitada formal: uma filial da boate Pachá, de Ibiza, no Jockey Club do Rio.

"O que está escrito na porta do inferno é "It's all about money" [É tudo pelo dinheiro]. Você tem que dar seu jeito de se virar sozinho. Não vou querer seguir uma carreira em que eu fique dependente do meu pai para sempre", diz Thor, sobre a decisão de buscar rumo próprio no mundo dos negócios.

A Pachá Rio tem investimento inicial de R$ 6 milhões e previsão de abertura em agosto ou setembro. Thor se associou ao empresário Mario Bulhões, 26, para montar a boate.