segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ALERTA! Pomada de Padre Cícero faz mal à saúde


IG

Dor de cabeça, no corpo e nas juntas, reumatismo, frieira, ferida aberta e inchaço. Há pelo menos 100 anos a pomada e o bálsamo de Padre Cícero são vendidos em Juazeiro do Norte, prometendo curar quase todo tipo de doença – ou pelo menos amenizar.

As receitas dos “santos remédios”, supostamente deixadas por Padre Cícero, são vendidas pelos comerciantes de Juazeiro do Norte como sendo feitas com produtos naturais.

Eles asseguram que as fórmulas só levam ervas medicinais e são potencializadas pela fé em Padre Cícero, mas uma analise do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) identificou a presença de material que pode ser prejudicial à saúde.

A Vigilância Sanitária da cidade colheu amostras, mandou para análise e encontrou amoníaco, parafina e essência para perfumes nas misturas.

“Eles usavam a amônia, as essências de canfora e hortelã para dar perfume. Se não for cheiroso, o romeiro não compra”, explica o inspetor sanitário Carlos Alberto de Azevedo, um dos responsáveis pela ação que resultou na apreensão de milhares desses produtos.