quarta-feira, 27 de outubro de 2010

INTERNACIONAL! 'Financial Times' diz que 'Serra é melhor escolha para presidente'

Folha.com

Em editorial, o jornal britânico "Financial Times" defende nesta quarta-feira que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, "é a melhor escolha para o Brasil".

No artigo, "Eleições Brasileiras - José Serra é a melhor escolha para presidente, por pouco", o jornal sustenta que os dois principais candidatos ao Planalto são bastante similares, mas a eleição de Serra afastaria uma possível influência de Lula no próximo governo.

"Ambos [Serra e a candidata do PT, Dilma Rousseff] são notavelmente similares. São sociais-democratas que creem em políticas pró-mercado com forte componente social. São tecnocratas inoportunos. E são também desprovidos de charme", diz o jornal.

"Onde as diferenças existem, são pequenas mas significativas. Serra é mais linha-dura em termos fiscais. Com boa vontade, ele poria um fim no uso de esquemas extra-orçamentários recentemente aplicados para cumprir as metas fiscais."

"Reduzir o gasto público, ainda ascendente apesar de uma economia em pleno vapor, também diminuiria as taxas de juros e assim limitaria a apreciação da moeda."

GUERRA NAS ESTRELAS! Traje original de Darth Vader será leiloado em Londres


Folha.com

A casa de leilões britânica Christie's confirmou hoje que leiloará em novembro o traje original de Darth Vader, clássico vilão da franquia de filmes "Guerra nas Estrelas".

Segundo a agência Associated Press, o traje do personagem está completo: o capacete, a máscara e a imponente armadura preta.

Os itens estão estimados em valores que variam entre 160 a 230 mil libras (de R$ 431,5 mil a R$ 620,2 mil).

O traje foi feito originalmente para a gravação de "Guerra nas Estrelas Episódio V - O Império Contra-Ataca", o segundo filme da série de ficção científica de George Lucas, lançado em 1980.

O leilão acontece dia 25 de novembro em Londres.

TRAGÉDIA! Confirmados 302 mortos por tsunami e vulcão na Indonésia; 412 estão desaparecidos

Folha.com

A Indonésia elevou nesta quarta-feira para 272 o número de vítimas do tsunami de ontem (26), causado após tremor de magnitude 7,7 ocorrido na véspera. A cifra aumenta para 302 as mortes causadas pelas duas catástrofes --além do tsunami, a erupção de um vulcão-- que atingiram o país. Outras 412 pessoas estão desaparecidas.

O novo balanço de vítimas do tsunami, que eleva em 128 as vítimas em relação à cifra anterior, foi anunciado pelo oficial de desastres indonésio Ade Edward.

Hoje, pela primeira vez aviões e helicópteros com equipes de socorro conseguiram aterrissar nas ilhas indonésias assoladas pelas ondas de até 3 metros de altura que devastaram vilarejos costeiros.

Segundo relatos, a ausência de socorro provocou escassez de pessoas até mesmo para enterrar os mortos, e o cenário é de corpos de vítimas estirados por ruas e praias das ilhas do arquipélago de Mentawai, região oeste da Indonésia, atingidas pelas ondas.

LUTO! Morre na Argentina o ex-presidente Néstor Kirchner


Folha.com

O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner (2003-2007) morreu na manhã desta quarta-feira aos 60 anos depois de ser internado com urgência por problemas cardíacos em um hospital de El Calafate, na Província de Santa Cruz.

De acordo com o jornal argentino "Clarín", Kirchner foi internado pela manhã no hospital José Formenti, acompanhado da mulher, a atual presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e morreu pouco antes das 10h (11h no horário de Brasília).

Segundo a imprensa local, o atual secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) teria sofrido uma parada cardiorrespiratória com morte súbita. A TV estatal já confirmou a informação.