terça-feira, 26 de outubro de 2010

VIRADA?? Instituto GPP dá diferença de 5,5 pontos entre Dilma e Serra

Folha.com

Pesquisa de intenção de voto para presidente da República realizada pelo Instituto GPP indica diferença de 5,5 pontos percentuais a favor da candidata petista Dilma Rousseff.

Segundo o instituto, ela tem 46,4% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) soma 40,9%. Se a eleição fosse hoje, os votos nulos seriam 6,1%. Entre as pessoas consultadas, 6,6% não sabem ou não quiseram responder. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

Considerados apenas os votos válidos, Dilma teria 53,2% e Serra, 46,8%. Nesse caso, a diferença sobe para 6,4 pontos percentuais.

A pesquisa foi feita com 4.047 eleitores em 201 municípios do país, entre 23 e 25 de outubro, e divulgada hoje (26). Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 37.219/2010.

CINEMA! Vin Diesel filma "Velozes e Furiosos" no Rio em novembro


Folha.com

Parte do quinto filme da série "Velozes e Furiosos" será gravado no Rio, no próximo mês.

O produtor da série, Michael Fottrel, foi recebido na tarde desta terça pelo prefeito, Eduardo Paes, e pelo presidente da Rio Filme, Sérgio Sá Leitão.

Os atores Vin Diesel e Paul Walker, principais astros da série, ficarão quatro dias na cidade durante as gravações. Segundo o produtor, o Rio é o cenário perfeito para o filme. Serão feitas cenas na Lapa e no Centro, além dos clássicos Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

PRESSÃO PETISTA?? Sem Dilma, SBT-Nordeste cancela entrevista com Serra

Folha.com

O SBT-Nordeste procurou a campanha de José Serra para cancelar a entrevista que faria com o candidato tucano à Presidência da República nesta quarta-feira, às 12h20, em substituição ao debate inviabilizado pela recusa de Dilma Rousseff (PT) em participar.

O evento, sobre temas específicos da região, seria transmitido por dez emissoras afiliadas ao SBT, com geração pela TV Aratu de Salvador.

Quando da negociação das regras do debate com as duas campanhas, ficou estabelecido por escrito que, em caso de desistência de um dos participantes, o outro seria entrevistado por 30 minutos, e a ausência do oponente seria mencionada pelo mediador no início de cada bloco.

O SBT-Nordeste, porém, alegou a assessores de Serra ter recebido pressão da cúpula nacional da emissora para não realizar a entrevista.

ATENÇÃO! Ausência no 1º turno não impede eleitor de votar no próximo domingo

Folha.com

Independentemente de terem ou não votado no primeiro turno das eleições, no próximo domingo (31) todos os brasileiros aptos a votar devem comparecer às seções eleitorais, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Aqueles que não compareceram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição.

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos.

No primeiro turno, realizado no dia 3 de outubro último, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não comparecimento às urnas.

TRAGÉDIA! Terremoto e tsunami matam mais de 100 na Indonésia

IG

Pelo menos 113 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas na costa oeste da Indonésia, atingida por um forte terremoto seguido de tsunami nesta terça-feira. O tremor de 7,7 graus de magnitude atingiu a região das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra.

Helicópteros não conseguem pousar na área por causa da forte chuva e barcos também não conseguem chegar às ilhas porque o principal píer da região foi completamente destruído. As autoridades também estão enfrentando dificuldades para conseguir informações precisas sobre o desastre por causa da cobertura telefônica ruim.

Segundo autoridades locais, o tremor destruiu a maioria das casas localizadas no vilarejo costeiro de Betu Monga. No vilarejo de Muntei Baru, ondas de cerca de três metros destruíram 80% das construções.

LUTO! Vidente da Copa de 2010, "Polvo Paul" morre na Alemanha

Folha.com

Uma das atrações durante a Copa do Mundo-2010, o polvo Paul morreu nesta terça-feira no aquário de Oberhausen, na Alemanha.

O polvo foi uma das estrelas do Mundial da África do Sul por acertar os resultados dos jogos, incluindo a vitória da Espanha sobre a Holanda na decisão da competição.

"A direção e a equipe do Centro da Vida Marinha de Oberhausen ficaram devastados ao descobrir que o polvo oráculo Paul, que obteve reconhecimento global durante a recente Copa do Mundo, morreu durante a noite", afirmou um comunicado divulgado pelo aquário da cidade alemã.