sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VÍDEO: "Rodeio das Gordas" na Unesp Araraquara

Um grupo de alunos da Unesp organizou uma competição com o nome de Rodeio das Gordas. O objetivo é agarrar e pular em cima das colegas obesas. A brincadeira aconteceu durante os jogos universitários, em Araraquara, interior de São Paulo.

ABSURDO! BULLYING - "Rodeio de Gordas" em Universidade de SP; promotoria no caso; estudantes protestam

Folha.com

Uma"competição" organizada por um grupo de alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) batizada de "Rodeio das Gordas".

O objetivo era agarrar as colegas, de preferências as obesas, e tentar simular um rodeio --ficando o maior tempo possível sobre a presa.

A agressão ocorreu no InterUnesp 2010, jogos universitários realizados em Araraquara, de 09 a 12 de outubro.

Roberto Negrini, estudante do campus de Assis, um dos organizadores do "rodeio das gordas" e criador da comunidade do Orkut sobre o tema, diz que a prática era "só uma brincadeira".

Segundo ele, mais de 50 rapazes de diversos campi participavam. Conta que, primeiro, o jovem se aproximava da menina, jogando conversa fora --"onde você estuda?", entre outras perguntas típicas de paquera. Em seguida, começava a agressão.

"O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas", relata Mayara Curcio, 20, aluna do quarto ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying.
"Bulling (sic) na universidade", escrito em mural da Unesp

A promotora de Araraquara, Noemi Corrêa, instaurou procedimento para apurar os fatos e a responsabilidade dos organizadores do InterUnesp no episódio.

'Fiquei chocada ao ver como os estudantes não demonstram respeito para com o próximo', afirma.

O delegado seccional de Araraquara, Fernando Luiz Giaretta, irá instaurar inquérito para apurar o caso.

A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) também emitiu nota de repúdio à agressão.

Estudantes do campus de Assis da Unesp (Universidade Estadual Paulista) realizaram manifestação para cobrar da direção da instituição medidas contra os estudantes envolvidos no "Rodeio das Gordas".Alunos da Unesp acompanham reunião da congregação universitária da instituição