quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pitty elogia best-seller "polêmico" sobre a história do Brasil


Livraria da Folha

A cantora Pitty disse nesta quarta-feira (24), em seu Twitter, que está "lendo e adorando" o livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", lançado pela editora Leya no fim do ano passado.

A artista também diz que o livro --escrito pelo jornalista paranaense Leandro Narloch-- é "controverso e polêmico" e que "traz novos fatos sobre coisas que aprendemos".

Ainda pelo Twitter, ela diz aos seus seguidores que "o autor conta que Zumbi tinha escravos, José de Alencar defendia a escravatura e os índios basicamente dizimaram a si mesmos", e termina o comentário com um "uau".

O guia está há várias semanas entre os mais vendidos da categoria não ficção, em lista publicada pela Folha.

Ataque de orca mata treinadora nos EUA; brasileiros são testemunhas


Folha Online

Uma treinadora do parque SeaWorld, que fica em Orlando, na Flórida, morreu hoje depois de ser atacada por uma orca. As autoridades responsáveis pela investigação do caso não sabem dizer se a experiente treinadora, Dawn Brancheau, 40, que trabalhava no parque desde 1994, caiu no tanque ou foi arrastada a ele por um dos animais.

O jornal local "Orlando Sentinel" entrevistou um turista brasileiro que disse ter testemunhado a ação. João Lúcio de Costa Sobrinho, 28, contou à publicação que tirava fotos do interior do tanque ao lado da namorada, Talita Oliveira, 20, quando percebeu que uma das orcas levava uma pessoa na boca. "Foi terrível. Foi difícil ver a cena", disse o brasileiro.

Os brasileiros disseram ao "Orlando" que tinham assistido ao show com as orcas do parque dois dias antes, mas que voltaram para tirar fotos e acharam que os animais estavam mais agitados. Conforme o casal, no momento do ataque, Brancheau estava sangrando na área do rosto, e a orca a girava enquanto nadava.

Outras testemunhas que jantavam em um restaurante das proximidades afirmaram ao mesmo jornal que a treinadora acariciava uma das orcas quando foi atacada e levada para dentro da água. Minutos depois, um alarme soou e seguranças isolaram a área. Conforme o porta-voz da polícia Jim Solomons, a treinadora estava morta quando o resgate chegou.

Os responsáveis pelo parque, entretanto, afirmaram que a treinadora estava em um setor de contenção dos animais quando escorregou e caiu dentro do tanque, sendo "fatalmente ferida" por uma das orcas.

Dan Brown, presidente da SeaWorld Orlando, afirmou aos meios de comunicação americanos que a vítima era "uma das mais experientes treinadoras de animais" e que ela "se afogou em um incidente com uma de nossas orcas" "Este é um momento extremamente difícil para os parques Seaworld", afirmou.

Em nota aos meios brasileiros, a SeaWorld Parks & Entertainment comunicou a morte da treinadora --tratada novamente como "uma de nossas experientes"-- e informou que está instalada uma sindicância para investigar a causa do acidente. "Há diversos dados e detalhes que gostaríamos de compartir sobre esse caso, mas vamos aguardar os resultados oficiais e divulgá-los no momento correto", afirmou a empresa.

No comunicado, a SeaWorld reafirma que o momento é "extremamente difícil" e diz que, em 46 anos de história, nunca teve "um incidente como este". Conforme a empresa, todos seus procedimentos "passarão por severas investigações".

Tillikum

Segundo o "Orlando Sentinel", a orca envolvida, chamada Tillikum, que significa "amigo" na língua dos índios Chinook, já esteve envolvida em outros episódios controversos. Em 1991, ela foi responsabilizada pelo afogamento de um de seus treinadores durante um show num parque no Canadá. Vendida ao SeaWorld no ano seguinte, a orca se envolveu em um outro incidente em 1999, quando um homem nu foi encontrado morto em seu tanque.

Um ex-funcionário do parque disse ao "Orlando Sentinel" que Tillikum é, geralmente, mantida isolada das outras orcas do parque e que os treinadores não têm autorização para entrar na água com ela devido a seu histórico.

O parque SeaWorld pertence ao grupo Blackstone, dono também de parte de outro parque da cidade, o Universal.

Musical "Cats" estreia em São Paulo com Paula Lima


Paula Lima interpreta Grizabella, gata rejeitada por seu grupo

Abril.Com

São Paulo já recebeu dois dos três musicais mais vistos de todos os tempos: "O Fantasma da Ópera", que ficou em cartaz entre 2005 e 2007, e "Les Misérables", primeira grande produção do tipo no Brasil, em 2001.

Para completar a lista, o Teatro Abril se prepara para a montagem de "Cats", que estreia no dia 4 de março e deve ficar na cidade até 30 de maio. Depois disso, a peça viaja para o Rio de Janeiro, ainda sem data definida. Em cartaz há 18 anos em várias partes do mundo, o musical já foi assistido por 9,8 milhões de pessoas.

O elenco de 38 artistas conta com veteranos do gênero, como os atores-cantores Saulo Vasconcellos e Sara Sarres. Juntando-se ao grupo, Paula Lima chega à montagem como novata. “Estou me adaptando aos musicais. Sempre digo que sou uma aluna”, disse a cantora, que deve continuar apresentando o programa "Ídolos", na Rede Record, e fazendo shows, mesmo durante a temporada.

As canções em português foram adaptadas por Toquinho, outro estreante no mundo dos musicais. “Fiz um teste com cinco canções, para ver se daria certo e se eu daria conta, e pensei: não vai ser tão difícil”, contou o compositor. “Quando chegou o resto das músicas, quase desisti! Deu muito mais trabalho do que eu pensei”.

Como resultado, músicas clássicas, como “Memory”, tema da personagem de Paula Lima – a gata Grizabella –, e famosa na interpretação de Barbra Streisand, ganharam nova letra, com respeito ao conteúdo, às rimas e aos locais das frases. “Sei que vai existir uma comparação maior com essa música”, diz Paula. “Mas estou muito dedicada. O importante, em 'Cats', é que tudo seja verdadeiro.”

"BBB10" registra recorde na audiência e na votação, com eliminação de Angélica

Folha Online

Além de marcar o recorde de votação de todas as edições do "Big Brother Brasil", a eliminação da jornalista Angélica rendeu também ao programa a maior audiência nesta edição do reality show.

Segundo dados consolidados do Ibope, o programa de ontem marcou média de 34 pontos e teve 55% de share (porcentagem de televisores ligados em programação televisiva que estavam sintonizados no canal).

Cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande São Paulo.

O paredão que trazia Angélica, Dicesar e Dourado na disputa para permaneceram no programa recebeu mais de 77 milhões de votos. O número superou o recorde anterior do programa, de 75 milhões na final do "BBB8", entre Gyselle e Rafinha.

Angélica deixou o reality show após receber 55% dos votos.

“Rebolation” é coisa do passado. 2010 é o ano do “Roubolation”!

Antonio Tabet

A regra é clara: não vote nos “parangoladrões”.
Clipe produzido em João Pessoa (PB) e enviado por Robinson Fonteles.

Campanha em SP procura por pacientes com suspeita de tuberculose

Agência Estado - Solange Spigliatti

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica, vai promover no próximo mês uma megacampanha de busca por pacientes com suspeita de tuberculose. A primeira Campanha de Busca Ativa do Estado de São Paulo acontece entre os dias 1º e 12 de março em todo o Estado e tem o objetivo de identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas e encaminhá-las ao tratamento, de acordo com a pasta.

A campanha será realizada nos serviços de saúde municipais e no sistema prisional. Será aplicado um interrogatório sobre tosse, coleta de escarro e realização de exame para identificar o bacilo causador em pacientes com tosse igual ou superior a duas semanas. No Estado, cerca de 18 mil novos casos da doença são descobertos por ano. Cerca de 60% desses casos são infecciosos, sendo estes a principal fonte de disseminação da doença.

Solange Spigliatti

Fiat reclama e Globo dá propaganda grátis

Outro Canal

Na estreia de "Cama de Gato", a Globo exibiu um caminhão produzido pela Fiat com péssima aparência e quebrado. Parado diante da fábrica de perfumes Aroma, o veículo pertencia a Domênico e atrapalhava a passagem do carro de Gustavo (Marcos Palmeira).
No roteiro original, o obstáculo deveria ser uma carroça. Mas a produção acabou optando pelo caminhão.

Ciosa de sua imagem, a montadora reclamou com a rede de TV. Feita a análise, segundo confirmou a assessoria de imprensa da emissora à coluna, o departamento jurídico entendeu que o melhor seria compensar a Fiat por um possível prejuízo.
O "pagamento" veio no capítulo exibido no último dia 18 de janeiro.

Agora amigo do catador de papéis Domênico, Gustavo resolve presenteá-lo com um caminhão novo.
Ao lado da também protagonista Rose (Camila Pitanga), Gustavo leva Domênico a uma concessionária Iveco (marca da Fiat). Passeiam pela loja e conversam com um vendedor. "Consegui o melhor caminhão zero quilômetro da região para você", diz Gustavo, ao apresentar ao amigo um modelo novinho de cor azul.

Não há uma tabela para esse tipo de merchandising -que normalmente é fechado pelo anunciante em pacotes com as emissoras-, o que inviabilizou um cálculo aproximado sobre o valor que teria sido desembolsado pela Fiat se fosse pagar pela propaganda.