sábado, 13 de novembro de 2010

ALERTA! Ministério da Saúde coloca capital do Rio em estado de alerta devido à dengue


Folha.com

Com 20% dos municípios em estado de alerta, a Sesdec (Secretaria Estadual de Saúde e a Defesa Civil do Rio de Janeiro) vai intensificar a campanha Rio Contra Dengue, priorizando os municípios classificados como os de maior risco de epidemia da doença.

O novo mapa de infestação do Aedes aegypti, divulgado na última sexta-feira pelo Ministério da Saúde, põe em estado de alerta 19 municípios, incluindo a capital. Entre as ações de combate ao vetor da dengue, a secretaria informou que vai enviar bombeiros para as cidades que apresentam carência de agentes de controle.

ESTUPRO?? Jovem de 18 anos é preso por beijar garoto de 13 em cinema de shopping

G1 SP

Um estudante de 18 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na noite de quarta-feira (10) por beijar um garoto de 13 anos dentro do cinema de um shopping no bairro de Lauzane Paulista, na Zona Norte de São Paulo.

O beijo durou mais de cinco minutos, segundo testemunhas, sempre com o maior abraçando o menor pelas costas. A denúncia foi feita por funcionários do centro de compras.

Apesar de o garoto ter consentido o beijo, a lei determina que menores de 14 anos ainda não respondem por seus atos. Por isso, o maior foi levado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, também na Zona Norte da capital, onde foi indiciado por estupro de vulnerável.

Segundo o boletim de ocorrência obtido pelo G1, o maior irá responder por crime contra a dignidade sexual e, caso condenado, poderá pegar até 14 anos de prisão.


Santana Parque Shopping (Foto: Helio Torchi/Futura Press)

ALERTA! Scanners corporais de aeroportos podem causar câncer


Folha.com

Os scanners corporais de raios-X, utilizados em alguns aeroportos, sobretudo nos Estados unidos, podem ser perigosos para a saúde, alertaram cientistas à AFP.

"O risco é mínimo, segundo dizem, mas estatisticamente alguém vai contrair câncer de pele por causa destes raios-X", advertiu Michael Love, do departamento de biofísica da Universidade John Hopkins.

"Nenhuma exposição a raios-X pode ser considerada benéfica. Sabemos que são perigosos, mas nos aeroportos as pessoas têm tal necessidade de viajar, que estão dispostas a arriscar a vida desta forma", disse.