quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CIA usa o Twitter para espionagem

Veja.Com

Agências de espionagem americanas estão investindo em tecnologia para monitorar sites. Entre os alvos estão blogs e redes sociais, como o Twitter, e outros com grande audiência, como o Youtube.

Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal inglês Telegraph, agentes da CIA - companhia de inteligência dos Estados Unidos - acreditam que os sites de relacionamento podem oferecer uma poderosa oportunidade para "abrir caminhos" em investigações.

Para poder identificar quais dos infinitos dados publicamente disponíveis podem significar importantes informações, a área de investimentos da agência americana, chamada In-Q-Tel, contratou uma empresa de software especializada em monitoramento de sites.

O principal objetivo é rastrear os passos de redes terroristas, que têm usado cada vez mais a internet para se comunicar com o mundo inteiro, de forma anônima. Segundo a CIA, muitos planos terroristas tem envolvido o uso de salas de bate-papo para recrutamento, discussão ou troca de mensagens.

A empresa Visible Technologies examina mais de meio milhão de sites por dia, procurando recados e mensagens suspeitos em blogs, fóruns e redes sociais, principalmente o Twitter, Youtube, Flickr e Amazon, com base em palavras-chave pré-determinadas. As informações são repassadas em tempo real. Cada item recebe uma pontuação e é identificado como "positivo, negativo, misto ou neutro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário