quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mostra traz a São Paulo presépios de quatro países

Por AE

O Palácio do Horto, localizado no Horto Florestal, região norte da cidade de São Paulo, exibe até o dia 17 de janeiro o presépio equatoriano El Pase del Nino, além de representações mexicana, chilena e peruana.

Confeccionado em palha de milho amarelada, o artefato vindo do Equador reúne 37 peças e conta com os principais personagens natalinos. As peças foram feitas na Província de Azuay e fazem parte de uma celebração religiosa que leva o mesmo nome do presépio. O grande dia da festa acontece na véspera do Natal. Durante a comemoração, crianças vestidas como personagens bíblicos passeiam em procissão pelas ruas.

O presépio, que pertence ao acervo do Memorial da América Latina, está exposto junto com exemplares produzidos em argila pintada, papel machê e terracota, originários da América Latina. As obras são de artistas e artesãos do Chile, México e Peru. "Essas peças não cumprem apenas uma função religiosa, mas também mostram o contexto cultural e social dos seus povos", explica a curadora do acervo dos palácios, Ana Cristina Carvalho. Para quem planeja passear no Horto nos próximos dias, vale ressaltar que a mostra não fecha nos feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário