quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Após questionar credibilidade, Record usa Ibope para embasar alta na audiência

Portal IMPRENSA

O vice-presidente da Rede Record, Walter Zagari, divulgou um e-mail ao mercado publicitário, citando dados do Ibope sobre a alta da audiência da emissora no final de 2009. Na ocasião, entre 28 de dezembro de 2009 e três de janeiro deste ano, o canal teve participação de 17% do share em São Paulo, 23 pontos abaixo da Rede Globo. O e-mail ocorre pouco mais de um mês após a Record ter criticado o sistema de medição de audiência do Ibope, época em que suspendeu a divulgação dos índices de assistência de seus programas.

No dia 29 de novembro, por meio de reportagem veiculada no programa "Domingo Espetacular", a emissora questionou falha ocorrida sete dias antes no sistema de audiência do Ibope. A pane no sistema fez com que, por três horas, os dados comparativos do share não fossem divulgados.

Na matéria, a emissora ainda argumentou que em 18 de novembro de 2006 um folhetim da casa, "Prova de Amor", obteve 25 pontos no Ibope, contra 21 do "Jornal Nacional" da Rede Globo. O questionamento da emissora na ocasião foi de que, no dia seguinte, os números se inverteram, deixando o telejornal da emissora carioca na liderança.

"Nós continuamos, sim, questionando veemente os números do Ibope, mas como só temos esse e o mercado todo se baliza por essa única ferramenta, continuamos clientes e vamos usando, mas com grande ressalva ao que tem sido apurado", disse Zagari à coluna "Radar", da Veja, quando perguntado sobre a divulgação do comunicado favorável à Record.

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