quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Cheques sem fundos batem recorde em 2009, aponta Serasa

IG

A inadimplência com cheques foi recorde em 2009, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta quarta-feira. Ao longo dos doze meses, foram devolvidos, em todo o País, 2,15% dos cheques compensados. Foi o maior percentual desde 1991, ano em que teve início o levantamento.

Segundo a Serasa, o primeiro semestre de 2009 foi o pior já registrado pelo indicador. Nesse período, as vendas financiadas com cheques pré-datados foram alternativas para o varejo, que lidava com a escassez da oferta de crédito em decorrência da crise econômica internacional.

Locais

Em 2009, O Amapá foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,20%). São Paulo, por sua vez, foi o Estado de menor percentual (1,64%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques, com 4,95%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,75%.

Para os próximos meses, a expectativa dos especialistas da Serasa Experian é de que a inadimplência com cheques recue, em virtude do crescimento econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário