quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Médico que operou Faustão é impedido de realizar cirurgias

Terra

O médico Áureo Ludovico de Paula foi proibido pela Justiça Federal de Goiás de realizar cirurgias experimentais de redução de estômago que prometem manter o diabetes sob controle. A decisão do Juiz Urbano Leal Berquó Neto foi tomada na quarta-feira. Ludovico de Paula operou o mais de 450 pacientes, entre eles o apresentador de TV Faustão. O médico pode recorrer da decisão.

De acordo com o Ministério Público de Goiás, o médico realizou cirurgias de redução de estômago com uma técnica criada por ele conhecida como interposição ileal. O procedimento é considerado experimental pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Na decisão, o juiz afirmou que, para continuar realizando as cirurgias, Ludovico de Paula terá que submeter os casos ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CRM-GO).

Se a câmara a ser criada pelo CRM-GO, composta por três médicos, emitir parecer de urgência, o procedimento poderá ser autorizado. Porém, toda a atividade cirúrgica deverá ser registrada em filme e prontuário médico. O material deverá ser encaminhado ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Nacional de Saúde e Comissão de Ética e Pesquisa (Conep).

Caso descumpra a decisão, o médico terá que pagar multa de R$ 100 mil por cada ato cirúrgico realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário