quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti

Reuters/Brasil Online

A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, é uma das vítimas do terremoto de terça-feira no Haiti, confirmou nesta quarta-feira o gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho da médica pediatra e sanitarista.

"Realmente ela estava (em Porto Príncipe)", disse Maria José Camargo, assessora do gabinete do senador. "Hoje ela faria uma palestra".

"Ela estava caminhando com um militar na rua... Teve o terremoto e os escombros a pegaram", afirmou acrescentando que o militar também morreu.

O terremoto, de magnitude 7, foi o maior no país em mais de200 anos e provavelmente matou milhares de pessoas, de acordo com testemunhas. O Exército brasileiro já confirmou a morte de quatro militares, mas disse que ainda há um grande número de desaparecidos e que o número de mortos e feridos deve aumentar.

O Brasil comanda as tropas da missão de paz da ONU no Haiti.

Zilda Arns, de 75 anos, tinha cinco filhos e dez netos. A página da Pastoral da Criança informava inicialmente que ela tinha 73 anos, mas o dado estava desatualizado.

Ela criou a Pastoral da Criança em 1983, e a iniciativa chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Segundo o gabinete de Flávio Arns, o senador está a caminho do Haiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário