sexta-feira, 5 de março de 2010

Copa e Olimpíadas trazem mais perdas que ganhos para economia, diz professor

IG Economia

Enquanto milhares de pessoas comemoravam, no Brasil, a eleição do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, do alto de uma das salas da Universidade de Chicago _uma das cidades que disputava com o Rio a realização das Olimpíadas_, um norte-americano também fazia a festa. Embora confesse ser um admirador da “Cidade Maravilhosa”, a alegria do professor Allen Sanderson estava muito mais relacionada à economia do que com qualquer sinal de antipatriotismo. Para ele, eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo são um desastre para as contas dos países-sede.

“Em geral, as cidades que recebem a Copa e os Jogos Olímpicos perdem muito dinheiro”, diz. “Os investimentos geram taxas de retorno menores que o montante investido”, afirma o professor.

Sanderson dá aulas sobre Economia do Esporte na Universidade de Chicago e é autor de diversos artigos sobre o impacto do esporte na economia.

Em entrevista ao iG, por e-mail, Sanderson reforça a posição contrária à maré otimista dos Jogos no Brasil e defende que os investimentos no País deveriam acontecer de forma mais racional e independente de qualquer evento.

Bem humorado, o professor não deixa de desejar boa sorte ao Brasil, mas torce para que os Jogos sigam longe de Chicago por um bom tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário