domingo, 21 de março de 2010

"Crepúsculo" torna-se disciplina universitária nos EUA


Stephenie Meyer e "Crepúsculo" serão tema de disciplina nos EUA

da Livraria da Folha

Depois de Cambrigde acrescentar "Harry Potter" e "Crepúsculo" em sua grade curricular para o curso de educação, outra universidade dedicará um disciplina exclusivamente à saga criada por Stephenie Meyer.

Segundo o site do jornal "Examiner", a matéria foi aprovada na Califórnia, na San Marcos Women's Studies. Dra. Natalie Wilson, que está escrevendo uma análise do impacto da quadrilogia na cultura popular, lecionará a matéria e divulgou em seu blog a aprovação.

A ideia da professora é abordar os livros, as teorias derivadas dos volumes, os filmes e paródias, a comunidade social e os fãs da internet. Quem cursar a disciplina poderá desenvolver críticas e materiais.

Através do blog da professora --que postará suas aulas--, a comunidade de fãs também poderá participar da matéria. Os próprios alunos serão estimulados a entrar em contato com os fãs e aprender mais sobre os sites dedicados à série.

Chamado "Crepúsculo: os textos e os fãs", o curso é defendido por Wilson por conta do que o fenômeno popular pode revelar sobre nossa época --raças, classe, gênero, sexualidade, filosofia, literatura etc.

A professora é aficionada pela saga e se considera uma admiradora crítica, que acredita que a série possuiu mensagens positivas e culturamente subversivas.

Um comentário:

  1. Era só o que faltava: um filme besta e babaca a integrar o currículo escolar como disciplina...
    Se a moda pega no Brasil, mando o vestibular pro inferno! Já pensou ter que estudar "Crepúsculo" pro vestibular?

    ResponderExcluir