quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

BBB10: Tatuagem de Marcelo Dourado pode gerar processo


O Dia

Um símbolo ligado ao nazismo tatuado no braço esquerdo de Marcelo Dourado, participante do ‘Big Brother Brasil 10’, irritou os membros da Federação Israelita do Rio. A tatuagem de Dourado é um samurai de saia com várias suásticas em miniatura, feita há 20 anos e já mostradas no ‘BBB4’, mas só agora virou polêmica.

Segundo o advogado Ricardo Brajterman, membro da Federação, há uma lei que proíbe dar publicidade, vender ou publicar qualquer símbolo que tenha ligação com o Holocausto. “Ele pode não compactuar com o nazismo, mas o fato de portar um símbolo desses é crime. O intuito da Federação não é tirar o participante do programa e sim impedir que o emblema seja exibido em close, para não ofender a memória das vítimas do Holocausto”, explica ele, que vai acionar a direção da emissora para tomar tais medidas.

Em comunicado, a Central Globo de Comunicação informou não ter recebido até o momento nenhuma informação oficial sobre a ação e defende o ‘BBB’: “Como o próprio participante explicou, o símbolo que tem tatuado em seu corpo é um sânscrito, uma forma que tem outros significados em várias sociedades, como a asteca, a japonesa e a de alguns países orientais. Na tatuagem, a imagem difere da cruz nazista não só por respeitar o desenho milenar da suástica, mas também por reproduzir o modelo anti-horário, utilizado há séculos, e até hoje, por diferentes religiões e culturas em diferentes continentes, o que não inclui apologia de qualquer princípio nazista”.

No programa do dia 14, Dourado e Elenita conversaram sobre a suástica e ele explicou que a origem do símbolo é anterior ao anti-semitismo. Para Gabriel Reis, amigo do ‘BBB’, a tatuagem tem outro significado. “Representa um símbolo de guerra, não tem ligação com nazismo”, diz.

2 comentários:

  1. Muito antes da existencia do nazismo, o simbolo é utilizado por muitas seitas japonesas e está muito ligada às artes marciais.
    antes de fazer esse tipo de acusação, as pessoas deveriam buscar possuir mais cultura e informação.

    ResponderExcluir
  2. Torço para que o Dourado seja eliminado, mas daí a processá-lo por utilizar um símbolo, mesmo que relacionado aos crimes do Holocausto, já me parece exagerado e perigoso para os que acreditam na liberdade de expressão. Até imbecis têm direito à liberdade de expressão. Cuidado, pessoal, o nazismo começou assim, com contínuas e subrepetícias medidas de repressão...

    ResponderExcluir