quarta-feira, 31 de março de 2010

Criadores de Smallville processam a Warner Bros.


Maria Clara Lima

A decisão da CW de renovar Smallville para a sua décima temproada só pode significar uma coisa; a série dá retorno. Pensando assim, os criadores da série, Alfred Gough e Miles Millar, resolveram brigar por parte nos lucros do seriado. Eles entraram com uma ação contra a Warner Bros. Television alegando que a política de venda dos direitos da série adotada pelo estudio é propositalmente ruim, prejudicando os ganhos que eles teriam sobre a série.

Segundo Gough e Millar, a Warner Bros. vende os direitos de exibição de Smallville para emissoras afiliadas de sua rede (a CW) por valor muito abaixo do mercado, fazendo com que os produtores tenham um retorno financeiro pequeno em cima desse tipo de negociação. Além disso, a Warner é acusada de usar Smallville como carro-chefe na comercialização de outra séries. O estúdio venderia pacote de seus seriados de menor valor de mercado junto com Smallville, diminuindo ainda mais as cifras destinada aos criadores.

Esse tipo de negociação é chamada de “comercialização vertical”, fazendo com que o estúdio perca na venda dos direitos mas ganhe com a possibilidade de exibir seus produtos em mais emissoras, sendo beneficiada com a venda de propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário