terça-feira, 16 de março de 2010

Grupo de golfinhos aparece na zona sul do Rio


DIANA BRITO para a Folha Online, no Rio

Dezenas de golfinhos surpreenderam quem estava na praia de Ipanema, na zona sul do Rio, na manhã desta terça-feira. O grupo, que seguia inicialmente em direção à orla do Leblon, retornou e foi em direção às Ilhas Cagarras, arquipélago localizado a 3,5 km ao sul da praia.

De acordo com biólogos, nesta época do ano as águas do Atlântico Sul provocam um fenômeno conhecido como ressurgência, que aumenta a oferta de alimentos na região e, consequentemente, atrai não só golfinhos como as orcas.

"Eu mesmo já vi três orcas naquela região. O mar não tem fronteiras e esses animais [golfinhos] são caçadores. Eles vem em busca de cardumes de sardinhas. Na realidade, esse tipo de mamífero vive em grupo e, por isso, não causa espanto avistar dezenas deles", disse à Folha Online o biólogo Rodrigo de Carvalho, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo especialistas, os golfinhos devem ser da espécie Tursiops Truncatus, conhecidos como golfinhos-flíper. "Eles podem estar caçando ou até mesmo só de passagem", disse Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário