segunda-feira, 5 de abril de 2010

Brasileiro é novo desenhista de Superman


DIOGO BERCITO da Folha de S.Paulo

Para quem não acompanha o mercado de HQs, a recente notícia de que Eddy Barrows é o novo desenhista de "Superman" (DC Comics) não se relaciona de imediato com o Brasil.

Mas, apesar do que o nome possa sugerir, o artista nasceu em Belém do Pará e cresceu em Belo Horizonte. Só arranha o inglês. A aparente coincidência entre o nome e o mercado norte-americano é, na verdade, fruto de um mal-entendido.

"Em 1999, eu enviava desenhos por fax aos EUA", conta o quadrinista por telefone à Folha. "A parte de cima da página, onde estava meu nome, sempre saía cortada, e o agente pensava que era Eddy Barrows."

Era Eduardo Barros. Mas o artista só percebeu o engano meses depois, quando não havia mais volta. "Eu teria de começar tudo de novo!", afirma.

Hoje, o quadrinista de 35 anos --que abandonou o fax como meio de transmissão de trabalhos-- está em alta no mercado norte-americano. Ao assumir um personagem de peso como esse, ilustrando roteiros de J.M. Straczynski (ex-queridinho da Marvel), Barrows traçou seu nome no hall da fama das HQs de super-heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário