sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Guerra aos mijões: duas mulheres são detidas

POR AMANDA PINHEIRO

Rio - O primeiro desfile do tradicional bloco das Carmelitas levou mais de 25 mil foliões para as ladeiras de Santa Teresa e 11 deles para a delegacia por fazer xixi na rua. Pela primeira vez, duas mulheres estavam entre os detidos. Elas foram pegas em flagrante por policiais militares e levadas para a delegacia do bairro (7ª DP), onde foram autuadas e liberadas em seguida. Também foram registrados 15 furtos e 10 extravios de documentos.

O combate aos ‘mijões’ não será passageiro como o Carnaval. Pelo menos é o que pretende projeto de lei de autoria do vereador Carlos Eduardo (PSB), que prevê multa de R$ 106,41 a quem for flagrado urinando em vias públicas. A proposta será apresentada para votação no dia 18, quando termina o recesso do Legislativo. A intenção, segundo o parlamentar, é educar as pessoas e preservar o patrimônio público, como edificações, calçadas e monumentos.

“Além de degradar imóveis, fazer xixi em qualquer lugar caracteriza-se, sobretudo, como um ato obsceno. Infelizmente, essas pessoas que não têm o menor pudor em urinar na frente das outras só vão aprender que isso não se faz quando sentirem no bolso o peso da multa, que pode dobrar em caso de reincidência”, ressalta o vereador.

A iniciativa já conta com o apoio do secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e do prefeito Eduardo Paes, que exaltou o Carnaval de rua ontem, mas pediu para os foliões que não urinem nas ruas da cidade durante a folia.

Bethlem disse que a Prefeitura vai fechar o cerco aos que desrespeitarem novas regras: “É inadmissível que atos como este (fazer xixi), de desprezo à cidade e aos cidadãos, não tenham uma punição severa, tal como perder a brincadeira no bloco e perder a condição de réu primário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário