sexta-feira, 19 de março de 2010

Pichadores atacam painel de grafite mais famoso de São Paulo


DIÓGENES MUNIZ - Folha Online

Um grupo de pichadores atacou, no começo desta madrugada, o painel de grafite de 680 metros na alça de acesso da av. 23 de Maio ao elevado Costa e Silva, na Bela Vista. O local exibe trabalhos da famosa dupla OsGêmeos, entre outros expoentes da street art. O mesmo trecho já havia sido atingido por agentes da prefeitura em 2008 --à época, os funcionários municipais cobriram as obras com tinta cinza por avaliar que o local era alvo de vandalismo.

Desta vez, a administração agiu rapidamente, mas para eliminar o trabalho dos pichadores e proteger os grafites. Quem passou pelo local nesta manhã nada percebeu. A extração das letras pontudas ocorreu sem danificar os desenhos e foi beneficiada pela ação de limpeza a tempo.

Além de acrescentar mais um capítulo à rixa entre os dois grupos, a ação ensaiou um protesto contra o prefeito Gilberto Kassab (DEM). Um dos recados chamava atenção para "a cidade em calamidade". Os pichadores também inseriram uma cifra no mural (R$ 200 mil) --número que atribuem ao custo da "maquiagem" no local (entre gastos com tinta, cachê para os grafiteiros etc). Por fim, escreveram ofensas pessoais a Kassab. Segundo apurou a reportagem, o grupo já tem planos para "atropelar" outros grafites.

Segundo Adriana Alves, irmã dos grafiteiros OsGêmeos, eles não se manifestaram ainda por "não saber do ocorrido". A prefeitura preferiu não se manifestar até a publicação deste texto.

O grupo do ataque desta madrugada é o mesmo que em junho de 2008 se dirigiu ao Centro Universitário Belas Artes, na Vila Mariana (zona sul), e cobriu o local com spray --da fachada às escadas, sem esquecer das salas de aula. Também estiveram nos ataques à piche na galeria Choque Cultural, em Pinheiros, e da 28ª Bienal Internacional de São Paulo, que terminou na prisão de Caroline Pivetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário